segunda-feira, 8 de junho de 2009

Moralidade sistêmica: Bastiã Bento quer entender

Pela Terra.
Experimento nº 1

Bastião Bento hoje reclamar pro delegado sobre os banqueiros que tomaram seu último dinheiro depositado na conta pelo INSS no banco oficial. E levou pra ele ver a carta que Bastião Bento escrevera para o BB se manifestar documentado carimbo do protocolo aposto depois de mãos visíveis, tremidas, nervosas, o gerente em dedilhados leu e releu .

preferiu se esconder se esconder da vergonha de criar bolha até com o emprestimo consignado; tava cansado das "explicassã" depois de ele mesmo tentar obter um consignado mixoruca que tinha direito. E pois num é que tal banqueiro além de tudo ficava segurando a liberação do empréstimo já por quatro meses... desde fevereiro! E olhe que já tinha posto no Serasaem março... quando o primeiro pedido do consignado fora feito anteriormente desde antes! ainda em fevereiro!

Pois Bastião Bento "num" consguiu entender a lógica dessa situação. E gosta de entender e quer explicação, uai! E nenhuma serviu pra explicar o"porque" dessa nova "bolha" financeira às custas da dívida do aposentado: simultaneamente cobrado em juos, enquanto o banqueiro não tem nenhuma pressa em libertar o crédito e vem com coversa fiada: pois nem na certidão do INSS aparece o valor por último contratado. Nada consta! Não deu sequer entrada no INSS! E segurou contrato na mão pelo tempo que conseguir levar na embromação...

E tudo para usar esse crédito durante mais alguns dias com o "spread" inventado com a desculpa da crise. Ora vejam só! Afinal, qual é a moral econômica do banqueiro "sistêmico"?

Pois até onde pode chegar a rapinagem do banqueiro? Ora! Para "conceder" o empréstimo solicitado primeiro exige transferencia da tal "conta benefício". Aí... a transferencia vem. O INSS avisa que a pedido do pedido pelo banco a conta foi transferida - sem pressuposto do constrangimento pela situação. Afinal Bastião Bento achava que se não atendesse depressa à sugestão do gerente... aí é que não ia dar mesmo. Claro.. o gerente não é tão gentil? Não oferece cafezinho? E a sabedoria da servidão popular sempre ensinou a "agradar" ao poderoso que tiver pela frente.

Pois é.

E Bastião já achava que isso por outro lado já seria patologia "sistemica" que deveria ser removida em escolas de administração pública, do jeito que ouvira dizer pro povo da roça saber entender. E justamente isso é o que entende Bastião, aposentado a contragosto aqui na terra e disposto a fazer o relatório de conclusões para atender o aerograma da policia federal para tratar de outro assunto.

Mas cansou de ouvir explicação. E rodou de banco em banco. Parecia tudo igual, combinado até mesmo nas mesmas desculpas: só para ficar como contrato assinado na mão...

Enquanto isso, o "spread" rosado no tempo nas costas do aposentado aumentava com o diferencial de juros que continuavam a rodar para aumentar a dívida do aposentado durante o mesmo tempo em que essa ficava sentado... a espera que o banco contratante se abalançasse em repassar o crédito já consignado no Dataprev. Uai... Qual era a "explicassã" pra tanta demora que pudesse impedir de pagar dívida a saldar justamente com a obtenção desse consignado?

Ora vejam só, a paciencia do Dr. delegado em ouvir toda essa história... onde Bastião Bento tinha ido para pedir socorro à polícia, para ver se conseguia fazer parar a roda do juro continuado... enquanto o

Nenhum comentário:

Postar um comentário